segunda-feira, 23 de março de 2015

Partido Comunista Brasileiro retoma as atividades no Estado

Membros do Partido Comunista Brasileiro (PCB) irão se reunir esta semana para reformulação da sigla no Estado. O evento de formalização comemora também os 93 anos de atuação do grupo no país, com palestra e homenagem a um ex-integrante, o médico sanitarista Rubens Apoitia. A data será nesta quarta-feira (25), no auditório II do ICHS, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
O partido mais antigo em exercício no país teve as atividades paralisadas no Estado desde o início da década de 1990, devido a uma crise interna na sigla. Após anos de reflexão por parte dos membros, o grupo formado por trabalhadores e estudantes, se reúne novamente para fortalecer o debate esquerdista em Mato Grosso. O secretário-geral do partido, Iran Pinheiro, deve comparecer no evento de abertura. 
“O PCB desde 2005 passa por um processo de reconstrução revolucionária, realizando uma análise que aqui no Brasil a burguesia e o capitalismo já estão consolidados, assim a estratégia do PCB é a construção do socialismo”, disse um dos membros do partido, Sandoval Junior.
Neste primeiro momento, a sigla se concentra na Capital e em Rondonópolis (212 quilômetros de Cuiabá). Embora, a sigla tenha foco de engajar com os movimentos sociais do Estado, a intenção de entrar na corrida eleitoral de 2016 não está descartada.
“Após a formalização da reconstrução, pretendemos fortalecer o debate do acirramento da luta de classes relevantes às últimas manifestações. Desta forma, faremos intervenções populares, com grupos estudantis, sidicalistas e de trabalhadores. Desta forma, podemos vivenciar a reconstrução do processo partidário. Ainda não há nada confirmado, mas não descartamos em participar das próximas eleições”, disse outro membro do PCB, Eduardo Matos.
Evento – O início do processo de formalização da sigla conta com o debate “Acirramento da luta de classes no Brasil: o que o partido mais antigo do país tem a dizer”. Além disso, comemora os 93 anos da sigla e também homenageia o militante histórico do partido, Rubens Apoitia. O evento será nesta quarta-feira (25), a partir das 19h, no auditório II do ICHS, da UFMT.
Publicado originalmente em : www.gazetadigital.com.br / Simone Ishizuka, repórter do GD

Nenhum comentário:

Postar um comentário